Simultaneamente ao aumento do setor florestal, os empresários começaram a requerer máquinas que permitam incrementar e otimizar a produção e operações nos plantios. É por esse motivo que a SALFA (Grupo de empresas chilenas ligadas ao setor de Engenharia, Construtor e Imobiliário) optou por potencializar sua oferta com equipamentos especialmente desenhados para operarem em fazendas de grande magnitude. Como é o caso do Feller Buncher 909 Série K da John Deere equipado com o sistema JD link.
A máquina, que além de economizar combustível graças a seu sistema de controle de motor a diesel e um eficiente sistema hidráulico, “Permite através de um programa de posicionamento por satélite e comunicação através do sistema JDLink, obter eficiência nos custos de produção e operação”, explica Iván Luengo, chefe de vendas de maquinários florestais da SALFA, empresa que também representa a Waratha, Peterson Pacific Corp, caminhões Mack e Renault, entre outros.
O sistema JD Link permite visualizar e monitorar de forma remota e mediante a porcentagem da carga no motor todas as informações da máquina. Trata-se de um sistema que pode funcionar tanto via celular como satélite, enviando dados como posição, horas de operação, RPM, os códigos de alarme, e parâmetros que são exibidos na cabine.
Além disso, permite ingressar remotamente o controlador da máquina realizando diagnósticos e configurações à distância, e assim, preparando e programando melhor as assistências em campo. “JD link é um conjunto de programa de análise de óleo, permitindo estender a vida útil dos equipamentos, programar de melhor forma as manutenções preventivas e minimizar as corretivas, assim aumentando a disponibilidade e diminuindo os custos operacionais”, garante Luengo.
O equipamento funciona totalmente independente do operador e durante os três primeiros anos de uso não apresenta custos de serviço. “Uma vez finalizado esse período pode-se contratar por um custo mínimo mensal”, explica Luengo, que detalha que o sistema já está em operação há alguns meses no Chile.
Adaptado pela Equipe Colheita de Madeira