Colheita de Madeira

Colheita de Madeira - Youtube Colheita de Madeira - Versão em Portugûes Colheita de Madeira - Versão em Inglês

Informativo

Cabeçote Processador Fixo Log Max 7000XT

Publicada em 9 de Julho de 2013

No sistema de colheita de madeira Full Tree, as árvores são removidas para as laterais dos talhões ou para um pátio intermediário de forma inteira, com exceção das raízes que ficam no local do corte. As atividades posteriores à extração são o corte e processamento. Estas são realizadas por uma máquina de esteiras ou de rodas com um cabeçote processador. Nesta atividade, o cabeçote normalmente passa a maior parte do tempo trabalhando na horizontal.
 
Assim, a empresa Log Max, tradicional fabricante de cabeçotes de corte e processamento, desenvolveu o modelo 7000XT-Fixed, onde a principal característica é que a unidade de rotação está ligada diretamente à estrutura do cabeçote. Desta forma, o cabeçote fixo pode reduzir custos operacionais como, por exemplo, o de manutenção, diminuindo o custo por unidade de madeira produzida.
 
 O modelo de cabeçote fixo é baseado no 7000XT, um cabeçote destinado ao processamento de árvores de médio e grande porte, e também utilizado para o corte e derrubada direcional em casos onde as árvores precisam ser controladas, por exemplo, o corte de árvores próximas a linhas de alta tensão e áreas de preservação onde outras árvores não podem ser danificadas.
 
Com suas quatro facas móveis de desgalhamento e dois rolos de tração, o cabeçote pode trabalhar no corte de troncos com até 65cm de diâmetro, mas a máxima produtividade é alcançada quando a faixa de corte é de 16 a 50cm de diâmetro. Para a instalação do cabeçote e necessário uma máquina base de 31 a 35 toneladas.
 
Clique aqui para ver o vídeo do Log Max 7000XT-Fixed.
 
Fonte: Log Max.
Adaptado por: Gustavo Castro – Equipe Colheita de Madeira.
Fotografia: Log Max

Retornar

Mais...

Copyright 2008-2014 Colheita de Madeira. Todos os direitos reservados.